Portal Pepper

Pepperview

 

“Menopausa – O Musical” destaca tabu da sociedade de forma simples e divertida

Adriana Fonseca, Simone Gutierrez, Alessandra Vertamatti, Bibba Chuqui e Luciana Milano integram o elenco
Por: Paulo Sanseverino |  Foto: Eduardo Neratika / Portal Pepper |  Data: 12 de Setembro 2018
“Menopausa – O Musical” destaca tabu da sociedade de forma simples e divertida

A palavra menopausa não é nenhum bicho de sete cabeças, como muitas mulheres costumam rotular esse processo da última menstruação, o assunto ainda é considerado um tabu na sociedade e muitas têm vergonha de falar abertamente sobre o mesmo, pensando nisso os produtores, Cássio Reis e Anderson Bueno, trouxeram ao Brasil o espetáculo "Menopausa – O Musical", em cartaz no Teatro Gazeta, em São Paulo.

A peça traz no elenco as atrizes Adriana Fonseca, Simone Gutierrez, Alessandra Vertamatti, Bibba Chuqui e Luciana Milano (stand-in), que arrebentam nas coreografias divertidas e marcantes de autoria de Ciça Simões. A direção é assinada por Maximiliana Reis e a estréia de Anderson Bueno como diretor teatral. A direção musical é assinada por André Cortada e Thiago Gimenes. A comédia estreou em Orlando, nos Estados Unidos, em 2001, migrando para o circuito "Off-Broadway" em 2002, onde completou temporada de 1.500 apresentações e desde então já percorreu mais de 450 cidades norte-americanas.

"Eu tenho que confessar que a Maximiliana Reis ficou com o trabalho pesado, mas tê-la como parceira, me fez aprender ainda mais e me fez também, poder me dedicar aos outros departamentos, o que foi extremamente necessário, já que por conta de um orçamento enxuto, precisávamos nos desdobrar em outras funções", afirmou o estreante diretor, Anderson Bueno.

Alessandra Vertamatti

Alessandra Vertamatti

Afinal, porque as mulheres não falam sobre o assunto? "Porque a menopausa ainda é um tabu. É uma espécie de condenação a velhice em uma sociedade que hiper-valoriza a juventude", ressalta a atriz Alessandra Vertamatti. "Algumas realmente tem familiares, amigas que passam por essa transição de uma forma difícil, e sabemos que não é igual para todo mundo, mas para algumas é realmente um grande dilema", diz Adriana Fonseca.

A menopausa costuma chegar à faixa dos 48 anos para mulher brasileira, um pouco mais, ou um pouco menos, mas raramente após os 55 anos, explica o ginecologista e mastologista, Dr. Carlos Ruiz. "A menopausa na verdade é uma marca, chamada última menstruação, assim como a primeira menstruação chama-se menarca, a última chama menopausa. O período que antecede e posterga a última menstruação chamada menopausa nós chamamos de climatério, mas popularmente na verdade, as pessoas confundem o climatério com a menopausa, é muito freqüente as pessoas dizerem que estão neste período, o certo era dizer eu estou no climatério", ressalta o médico.

Adriana Fonseca

Adriana Fonseca

Com um roteiro divertido, o musical cativa o público de forma que mulheres e homens se identificam com as situações apresentadas, é impossível não dar boas gargalhas e apontar para a amiga ou familiar do lado afirmando que aquele ato é idêntico a ela. Os dilemas são guiados por paródias de famosas canções da década de 60, 70 e 80, mas com uma narrativa atual sobre hormônios a flor da pele, perda de memória, suores noturnos, fogachos e vida sexual. Na trilha sonora estão os hits "Fever Night", "Chain of Fools", "Stay Alive" e "Dancing Days" do grupo As Frenéticas, aliás, única adaptação mundial a acrescentar na trilha sonora uma canção nacional.

Muitas mulheres têm medo de entrar nesse período, mas a informação é o melhor caminho, procure seu médico e faça um acompanhamento, "não tenho medo da menopausa", dizem Simone Gutierrez, Luciana Milano e Alessandra Vertamatti, já para Adriana Fonseca, "dá um medinho, principalmente agora que estou mais "por dentro" do tema", a atriz Bibba Chuqui entrou na menopausa aos 36 anos e age naturalmente com a temática.

Elenco Menopausa O Musical

"Minha personagem é a atriz. Está sempre preocupada com a aparência e não aceita muito bem a ideia de estar envelhecendo e perdendo papéis para mulheres mais jovens. Ela não quer acreditar que está entrando na menopausa", diz Simone Gutierrez sobre sua personagem. O período da menopausa traz vários sintomas, mas é importante ressaltar que isso não é doença. "A menopausa é a parada da produção hormonal pelo ovário, o ovário quando a mulher nasce ele é programado para durar até certo tempo, quando ele fali, tudo o que ele produzia deixa de ser produzido e a repercussão da ausência do que ele produzia é o que leva aos efeitos colaterais, o ovário produz estrogênio e progesterona, e ele para de funcionar na menopausa pela sua falência natural, tudo que depender dos hormônios deixam de ser produzido, aí você vai ter onda de calor, ressecamento vaginal, dor na relação sexual, ressecamento da pele, cabelo e olhos, a mulher fica mais triste, existe uma tendência de ganho de peso de 1kg por ano, a autoestima dela já começa ir para o pé, a vontade de ter relação sexual fica mais difícil, o espetáculo menopausa vem de encontro de todo esse processo", explica o Dr. Carlos Ruiz.

Simone Gutierrez

Simone Gutierrez

A atriz Luciana Milano se diverte ao falar do assunto, "digo que sou a menopausa girl, há anos, sou muito calorenta e transpiro por qualquer coisa, por mais que eu estude muito pra dar conta das quatro personagens, tem hora que o "HD" não funciona direito e entra o lado cara de pau de ser uma improvisadora". "Estou recém menopausada, me identifico em várias situações do espetáculo, principalmente com a falta de sono, tenho muita insônia e muitos fogachos", comenta Maximiliana Reis.

Em sua estréia em terras tupiniquins, sem patrocínio, e nem por isso, deixam a desejar na qualidade, pelo contrário, cenário, figurino, maquiagem, iluminação e técnica são impecáveis, o espetáculo fica em cartaz até 21 de outubro. "Os impedimentos são enormes. A burocracia para aprovação de Lei de Incentivo é um desestímulo e os custos de manutenção de um espetáculo, por mais simples que sejam, são altíssimos. Você tem que conseguir fazer uma verdadeira mágica para que o timing seja perfeito. Juntar toda uma equipe criativa, elenco e técnicos adequados ao trabalho e até mesmo conseguir pauta no teatro ideal é uma tarefa complicada, pois você está concorrendo com os colegas de profissão e muitas vezes os teatros preferem receber projetos que têm certos nomes na mídia e não pensam muito na qualidade do trabalho a ser apresentado", lamenta o produtor Cássio Reis.

Luciana Milano

Luciana Milano

"Cultura no Brasil sempre foi muito difícil, mas parece que agora a situação está muito pior. Procuro sempre imaginar que o teatro é como as 4 estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Que venha logo a primavera com lindas flores", finaliza Maximiliana.

SERVIÇO
Menopausa – O Musical
Onde: Teatro Gazeta
Endereço: Avenida Paulista, 900, Bela Vista – São Paulo
Quando: 10 de agosto a 21 de outubro
Horário: sexta (21h) – sábado (20h) – domingo (16h)
Quanto: R$ 80 (inteira) R$ 40 (meia)
Classificação etária: 12 anos
Informações: (11) 3253-4102

Menopausa O Musical no Teatro Gazeta

Menopausa O Musical

 

  Artigos Relacionados

Portal Pepper arma sessão VIP de “Menopausa – O Musical” para convidados Portal Pepper arma sessão VIP de “Menopausa – O Musical” para convidados
Aconteceu nesta sexta-feira (31) a sessão VIP de "Menopausa – O Musical" para convidados do Portal Pepper, no Teatro Gazeta em São Paulo. A peça já pe...

Outros Assuntos

Marvel divulga trailer de “Vingadores – Ultimato”. Assista Marvel divulga trailer de “Vingadores – Ultimato”. Assista Salve galera! Mais uma semana terminando e a pergunta que eu...
Saiba +
Marvel divulga trailer de “Vingadores – Ultimato”. Assista Marvel divulga trailer de “Vingadores – Ultimato”. Assista Salve galera! Mais uma semana terminando e a pergunta que eu...
Saiba +
Livro “A técnica do livro segundo São Jerônimo” é lançado em SP Livro “A técnica do livro segundo São Jerônimo” é lançado em SP Será lançado nesta terça-feira (27), o livro "A técnica do l...
Saiba +
Diversão e turismo para adultos no Temptation Cancun Resort Diversão e turismo para adultos no Temptation Cancun Resort Já imaginaram poder passar aquelas tão sonhadas férias em um...
Saiba +
Aprenda a fazer uma deliciosa Mousse de Espumante Aprenda a fazer uma deliciosa Mousse de Espumante As temperaturas amenas da primavera nos convidam a provar pr...
Saiba +