Portal Pepper

Theatro Municipal realiza Gala Bernstein no dia em que o maestro completaria 100 anos

Trechos das principais obras de Leonard Bernstein são apresentadas em 24 e 25 de agosto
Por: Redação |  Foto: Divulgação |  Data: 14 de Agosto 2018
Theatro Municipal realiza Gala Bernstein no dia em que o maestro completaria 100 anos

Depois de realizar "Missa", uma das obras mais singulares de Leonard Bernstein que reuniu mais de 300 artistas no palco, o Theatro Municipal de São Paulo homenageia o maestro norte-americano com dois concertos, em 24 e 25 de agosto (data em que ele completaria seu centenário), às 20h.

O Gala Bernstein reúne Orquestra Sinfônica Municipal, o Coro Lírico e o Coral Paulistano, além do tenor Fernando Portari, do contra-tenor Bruno de Sá e da soprano Meghan Picerno para executar composições que mostram a versatilidade do artista. "Leonard Bernstein tem uma obra ampla e variada e a ideia da Gala é apresentar ao público, numa só noite, essas diversas facetas", ressalta o Secretário Municipal de Cultura, André Sturm.

"Slava! Uma abertura política", sinfonia que Bernstein compôs para o violoncelista Mstislav "Slava" Rostropovich, quando o maestro russo assumiu a Orquestra Sinfônica Nacional em Washington inicia o concerto. Em seguida "Chichester Psalms", composta a pedido do Reverendo Walter Hussey da paróquia de Chichester, na Inglaterra, para orquestra e coro.

De "West Side Story" (1957), inspirada no clássico Romeu e Julieta, de William Shakespeare, o programa terá as "Danças sinfônicas", uma compilação dos trechos de dança do musical, que marcam os seguintes momentos: a crescente rivalidade entre as gangues, um sonho em que as gangues se tornam amigas e o primeiro encontro dos jovens desafortunados que se apaixonam. Ainda da mesma obra, a suíte "Maria", "One Hand, One Heart", "Somewhere" e "Balcony Scene" estão no espetáculo.

A história de um dia de folga em Nova York na vida de três marinheiros é o mote de "On The Town" (1944), composição de Bernstein que virou filme com Gene Kelly e Frank Sinatra em 1949. Deste trabalho do maestro norte-americano, estão no programa o trecho instrumental "Times Square" e as canções "I Can Cook Too" e "Lucky To Be Me".

Do musical (também classificado como opereta cômica) "Candide" (1956), com libreto de Hugh Wheeler, baseado na obra homônima de Voltaire, a "Abertura", além das canções "Glitter and be Gay" e "Make our Garden Grow", dueto com coro, foram escolhidas para a homenagem.

"Esta é uma celebração àquele que eu considero o maior músico americano de todos os tempos. Bernstein foi um dos maiores maestros, compositores da Broadway, pianistas da sua geração e falava de música com muita propriedade. Para mim, Bernstein foi o último grande gênio da música. E essa homenagem vai reunir grandes trabalhos desse mestre", explica Minczuk.

Para a apresentação de sábado, o Theatro Municipal de São Paulo convida todos os espectadores a comparecerem em trajes de gala.

SERVIÇO
Gala Bernstein
Onde: Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n, centro – São Paulo
Quando: 24 e 25 de agosto (sábado traje de gala)
Horário: 20h
Quanto: R$ 20 a R$ 80
Duração: 120 min.

  Artigos Relacionados

As Chanchadas de Herbert Richers As Chanchadas de Herbert Richers
O nome de Herbert Richers é comumente associado as milhares de dublagens assinadas por seu estúdio ao longo de cinco décadas no país - atolado em dívi...
Delícias e sensações de New York Delícias e sensações de New York
Sim, é a cidade que nunca dorme. Cosmopolita, eclética, charmosa. Para conhecer todas as facetas de New York, planeje cuidadosamente seu roteiro para ...