Portal Pepper

Pepperview

 

O poder das mulheres sem maquiagem

Não afetar a autoestima é o principal fator da mulher
Foto: Divulgação / Paulo Sanseverino |  Data: 22 de Março 2017
O poder das mulheres sem maquiagem

Acordar de cara lavada e não ter a preocupação de perder raros minutos à frente do espelho para se maquiar é o sonho de milhares de mulheres, sair sem maquiagem, isso nem pensar, mas para algumas delas isso é normal e não afeta em nada sua beleza ou autoestima.

A imposição que a indústria cosmética coloca sobre as mulheres que para se sentir bela deve-se fazer uso da maquiagem é imensa, algumas delas não conseguem sair para ir à padaria sem fazer uso de um batom ou um pó compacto. Na contramão do uso da maquiagem, a profissional de marketing e comunicação, Maria Cristina da Costa Defendi, aos 46 anos, afirma, "na verdade, nunca usei maquiagem, mas sempre cuidei na minha pele. Desde os 15 anos, faço limpeza no rosto diariamente. Uso creme de limpeza, tonificante e hidratante. Não me sinto menos bonita porque não uso maquiagem".

Maria Cristina da Costa Defendi

As mulheres não podem deixar que o uso de um produto altere seu humor, ou afete de alguma forma sua vivência na sociedade. "Temos que estar bem para nós mesmos, e o estar bem para as outras pessoas é consequência, por isto o ideal é se conhecer e ver que certas preocupações não fazem parte de nossa vida", ressalta o psicanalista, Rodrigo Buoro.

Diversas mulheres ainda se espelham nas celebridades que ditam moda, como: o que vestir, o que comer, que tipo de "make" usar, os lugares badalados que devem frequentar, cansada dessa ditadura midiática, a cantora Alicia Keys mudou radicalmente seu hábito e aboliu o uso da maquiagem de sua vida, em uma carta divulgada para a imprensa, ela alega que não quer mais se esconder, nem seu rosto, nem sua mente, muito menos sua alma. "Me senti poderosa! Era o meu desejo inicial, de derrubar paredes, ouvir a mim mesma, ser eu mesma. Eu, real e crua", destacou a cantora.

Alicia Keys

"A autoestima é muito importante, precisamos nos valorizar e procurar nos sentirmos belos e amados, mas por nós mesmos. Precisamos gostar de nós, antes de cobrar alguém, devemos respeitar quem somos e nossos limites", frisa Buoro.

A perversidade das pessoas em julgar as outras é um fator comportamental que nos acompanha há milênios, o livre arbítrio de ir e vir, ou o simples fato de usar ou não usar maquiagem, ainda incomoda as pessoas ao nosso redor. "Muitas pessoas, especialmente no ambiente de trabalho, me recriminam por não usar maquiagem. Sempre comentam comigo que notam a diferença com um simples batom, que uso raramente em eventos ou casamentos. Nessas ocasiões, comentam que fico muito mais bonita. Mas não me importo em não usar. Me acho bonita mesmo assim", diz Maria Cristina.

A escolha de não usar maquiagem para muitas é opcional, para outras não é bem assim, é o caso da fisioterapeuta pediátrica, Daniela Saraiva, 34 anos, que adoraria fazer uso do cosmético, mas sua alergia a impede. "Testei todos os cosméticos possíveis, mas sou alérgica a todos eles, eu adoraria usar maquiagem. Não usaria rotineiramente, tanto é que minha profissão nem permite ficar maquiada o tempo todo, mas para uma festa, eu gostaria. Não poder usar maquiagem afetou muita minha autoestima, minha irmã e minha mãe tentavam buscar cosméticos alternativos para mim e nada funcionou, fiquei muito frustrada", desabafa.

"Algumas pessoas têm predisposições individuais a terem alergia, esta ordem esta guiada pela genética extremamente individual de cada um. Geralmente, os corantes e os conservantes, presentes em alguns produtos de beleza, podem causar essas reações alérgicas", afirma a dermatologista Larissa Viana.

No caso da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva recebeu mais de 45 injeções de um remédio à base de antimônio, devido a malária, hepatite e leishmaniose que contraiu na região de Seringal Bagaço, no Acre, com isso gerou algumas sequelas nos rins, visão, pâncreas e alergia generalizada, que a impede de usar qualquer tipo de maquiagem. "Eu sou muito alérgica, muito mesmo. O fato de usar pouca maquiagem é em função desta alergia. É raro encontrar um produto que não me dê alguma reação", diz.

Marina Silva

"Existem inúmeras maquiagens com substâncias alergênicas e elementos químicos que estão associados ao risco aumentado de câncer e desequilíbrio hormonal nas adolescentes. Muitos batons ainda são produzidos com substâncias derivadas do petróleo, fonte não renovável e que pode causar reações alérgicas. Sem falar da benzofenona, responsável por distúrbios hormonais e presente em alguns produtos com FPS (fator de proteção solar) e do phenol (comum em hidratantes labiais que causa diarreia, desmaios, tontura e infertilidade, além de danos ao fígado quando absorvida ou ingerida em alta concentração", alerta a Dra. Viana.

"Sou a única da minha família que possui alergia, isso me incomodava muito, minha irmã e minha mãe sempre estão maquiadas, hoje não me afeta mais como antigamente. Testei muitos antialérgicos, cansei de dar murro em ponta de faca, então desisti de tentar achar alguma alternativa e me frustrar", finaliza Saraiva.

Mulheres Sem Maquiagem

"Alguns tipos de rímel para definição ou aumento do volume podem conter thimerasol (conservante a base de mercúrio que causa reações alérgicas e é uma conhecida neurotoxina). Ingredientes a base de petróleo, como nylon e poliéster, também são comuns em máscaras para cílios de definição pois facilitam o efeito de volume e alongamento, mas estão intimamente relacionados a dermatite de contato", diz a dermatologista.

"Minha dica para quem não gosta é não se sentir discriminada e nem usar por imposição. Porque, afinal de contas, maquiagem também envelhece e estraga a pele. E não tem coisa mais bonita do que um rosto bonito e natural", enfatiza Defendi.

  Artigos Relacionados

Ronnie Von: “Tenho uma visão feminina da vida” Ronnie Von: “Tenho uma visão feminina da vida”
Ronaldo Lindenberg Von Schilgem Cintra Nogueira, mundialmente conhecido como Ronnie Von, nasceu na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Neste ano, compl...
Virna Dias: “Sonhava em ser modelo de passarela” Virna Dias: “Sonhava em ser modelo de passarela”
Virna Cristine Dantas Dias, ou como é mais conhecida, nossa eterna jogadora de vôlei, Virna Dias. Nordestina, mãe, batalhadora e incentivadora de novo...
“Processar comediante é ridículo” diz Evandro Santo “Processar comediante é ridículo” diz Evandro Santo
Evandro Márcio dos Santos, conhecido como Evandro Santo, ou simplesmente o Christian Pior do programa Pânico na Band. Nascido em Belo Horizonte, em Mi...
Nicette Bruno: “Não existe mais um bilhete, ninguém conversa mais” Nicette Bruno: “Não existe mais um bilhete, ninguém conversa mais”
Nicette Bruno no auge dos seus 82 anos de vida é um exemplo de profissional, mãe, avó, empresária, e um ser humano único, dá um show de uma verdadeira...

Outros Assuntos

Ampara Animal abre primeira loja física, em Maringá Ampara Animal abre primeira loja física, em Maringá O shopping Catuaí Maringá, localizado no Paraná, sai mais um...
Saiba +
Melim promove campanha do agasalho com novo single Melim promove campanha do agasalho com novo single Formada pelos irmãos Gabriela, Diogo e Rodrigo, a banda Meli...
Saiba +
"Layla, a Menina Síria" aborda tristes temáticas da imigração em Aleppo Nesta última quarta-feira (26), a foto de um pai e uma filha...
Saiba +
“Migrações” uma ópera performática acontece no Sesc Copacabana “Migrações” uma ópera performática acontece no Sesc Copacabana Depois de trabalharem juntos na bem-sucedida ópera de câmara...
Saiba +
Dona Nuvem chama atenção com sorvetes temáticos Dona Nuvem chama atenção com sorvetes temáticos Tudo começou na famosa Rua Augusta, em São Paulo, quando ini...
Saiba +