Portal Pepper

Barba pode conter segredo contra infecção

A ‘barbacilina’ pode ser a chave dessa descoberta
Foto: Divulgação |  Data: 23 de Janeiro 2016
Barba pode conter segredo contra infecção

Foi descoberta na série Trust Me I'm a Doctor, exibida na BBC, uma bactéria que aparentemente produz um novo antibiótico, o interessante deste descobrimento é que o organismo se desenvolve na barba humana.

Foram examinadas amostras de barbas e enviadas ao microbiologista Adam Roberts, da University College London, para a verificação dos organismos encontrados nos pelos. Roberts conseguiu detectar 100 tipos de bactérias nas amostras, incluindo uma bactéria encontrada também no intestino delgado.

O microbiologista notou algo que estava matando algumas bactérias, a presença de um outro micróbio. Esse mesmo micróbio, provavelmente, poderia estar matando as bactérias e produzindo algum tipo de toxina antibiótica, afirma Adam.

Adam identificou os invasores da espécie chamada Staphylococcus epidermidis. Quando o mesmo testou-os contra uma bactéria que causa infecção urinária particularmente resistente a medicamentos, o invasor matou-a sem dó.

Adam Roberts afirma que é preciso substituir os antibióticos disponíveis atualmente, infecções resistentes a antibióticos matam ao menos 700 mil pessoas por ano, esse número deve subir a 10 milhões para 2050, e não houve lançamentos de novos antibióticos nos últimos 30 anos. Por isso a 'barbacilina' como foi chamada a descoberta pode ser a chave desse tabu.

  Artigos Relacionados

Exame de sangue pode diagnosticar ataque cardíaco Exame de sangue pode diagnosticar ataque cardíaco
Através de um simples exame de sangue pode ser detectado um possível ataque cardíaco ou apenas descarta-lo ao sentir uma dor no peito, pesquisadores a...
Começou a vacinação contra o HPV Começou a vacinação contra o HPV
Começou nesta semana a campanha para a vacinação contra o HPV, vírus responsável pela doença sexualmente transmitida mais comum entre as garotas, conh...
Mau hálito pode indicar sérias doenças Mau hálito pode indicar sérias doenças
O mau hálito pode estar relacionado com sérios problemas de saúde, como cirrose, mononucleose, diabetes e até leucemia, apesar dos 95% dos casos de ha...