Portal Pepper

Homens devem congelar o esperma, afirma especialista

Ele sugere a criação de um banco de esperma
Foto: Reprodução |  Data: 16 de Julho 2015
Homens devem congelar o esperma, afirma especialista

Segundo informações do especialista Kevin Smith, da Universidade de Abertay, localizada no Reino Unido, conforme os homens vão envelhecendo, o esperma pode sofrer riscos como esquizofrenia, autismo e outros distúrbios, por isso ele sugere que homens a parir dos 18 anos congelem o esperma.

A ideia não agradou a todos, e passou longe de ser unanimidade. Em artigo publicado no Journal of Medical Ethics, Smith afirmou que mesmo pequenos aumentos nos riscos de doenças genéticas podem ter consequências significativas se avaliadas em escala nacional.

"Acho que, do ponto de vista da sociedade, precisamos nos preocupar com isso - é um efeito pronunciado. É hora de pensarmos com seriedade na questão de idade de pais e seus efeitos na próxima geração de crianças", disse em entrevista a BBC.

O especialista sugere a criação de um banco de esperma pelo sistema público de saúde britânico para que homens mais velhos possam recorrer a seus próprios espermas coletados na juventude.

"Essa é uma das sugestões mais ridículas que ouvi em um bom tempo. Sabemos que o esperma da maioria dos homens não congelará bem - uma das razões pelas quais há uma baixa oferta de doadores de esperma. Homens que congelarem seu esperma aos 18 anos e recorrerem a ele mais tarde na vida estariam, na prática, pedindo a suas parceiras que se submetessem a um ou mais procedimentos de fertilização in-vitro para criar uma família", disse o professor da Universidade de Sheffield, Allan Pacey.

  Artigos Relacionados

Mau hálito pode indicar sérias doenças Mau hálito pode indicar sérias doenças
O mau hálito pode estar relacionado com sérios problemas de saúde, como cirrose, mononucleose, diabetes e até leucemia, apesar dos 95% dos casos de ha...
Depressão: A doença do século Depressão: A doença do século
Para se falar em depressão, se faz necessário, abordarmos a questão da tristeza; uma vez que é bastante comum, que tais sentimentos se confundam. A tr...
Ebola retorna à Libéria Ebola retorna à Libéria
O vírus do ebola voltou à Libéria, conforme anúncio feito nesta terça-feira (30), já se passaram seis semanas da doença ser erradicada no país. O mini...