Portal Pepper

Ministério da Saúde distribui dose tripla para tratamento da AIDS

A implantação irá beneficiar mais de 100 mil pessoas
Foto: Divulgação |  Data: 22 de Abril 2015
Ministério da Saúde distribui dose tripla para tratamento da AIDS

O Ministério da Saúde começou a distribuir na última semana, no Sistema Único de Saúde (SUS), a dose tripla composta por Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg), para os pacientes infectados com o vírus HIV.

Antes o medicamento era distribuído para pacientes que iniciavam o tratamento, agora está disponível para todas as pessoas que usam a combinação das drogas. Essa implantação irá beneficiar mais de 100 mil pessoas com AIDS.

Foram investidos R$ 80 milhões para a fabricação de 90 milhões de comprimidos, suficientes para atender a todos os pacientes em tratamento no próximo ano.

"A nova dose combinada representa um avanço importante na melhoria do acesso ao tratamento de AIDS no país, pois permite uma melhor adesão ao tratamento de pessoas que vivem com HIV e AIDS. Além de ser de fácil ingestão, o novo medicamento tem como grande vantagem a boa tolerância pelo paciente, já que significa a redução da atual dose, de quatro comprimidos, para um apenas", explica o diretor do Departamento de DST/AIDS e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita.

Os estados do Rio Grande do Sul e Amazona possuem o maior índice de infectados pelo vírus. Atualmente, o SUS oferece, gratuitamente, 22 medicamentos para os pacientes soropositivos.

  Artigos Relacionados

Soropositivos transmitem AIDS de propósito Soropositivos transmitem AIDS de propósito
Um grupo de homens portadores do vírus HIV vem espalhando pânico entre as pessoas. Com informações divulgadas em sites e blogs essas pessoas ensinam c...
Sinais que podem indicar a presença de um câncer Sinais que podem indicar a presença de um câncer
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Cancer Research UK e publicada no começo do mês no Britsh Journal of General Practice, existem pelo menos 10...
iOS 8.2 chega com novas funções para cuidar da saúde iOS 8.2 chega com novas funções para cuidar da saúde
O iOS 8.2 está programado para ser lançado na próxima segunda-feira (9), o lançamento estava agendado para a última semana, o atraso aconteceu porque ...