Portal Pepper

Notícias

 

Itália – Delicias para o corpo e a mente

A melhor época para a Itália são as estações intermediárias: primavera e outono
Foto: Divulgação/Lilian Crepaldi |  Data: 18 de Abril 2015
Itália – Delicias para o corpo e a mente

Por Lilian Crepaldi

O paraíso para os fãs da gastronomia. A "meca" para os compradores de grifes famosas. A menina dos olhos para os apreciadores de arte. A Itália agrada a todos os gostos e não decepciona os turistas que a escolhem como destino.

Em vista da grande quantidade de atrações, é preciso planejar bem um roteiro para conhecer seus pontos de interesse nesse país encantador. A melhor época para a Itália são as estações intermediárias: primavera e outono. Em dezembro ou janeiro, costuma nevar na região de Milão e as temperaturas ficam em torno de 0º C em Roma. Apesar do frio, é a época ideal para esquiar nos Alpes italianos. No verão, os termômetros chegam a 34º C: perfeito para aproveitar as ilhas e a Riviera Italiana.

A população costuma ser simpática com os turistas e adora dar dicas de passeios turísticos. Apesar de falarem bastante, inclusive com as mãos, os italianos são elegantes e adoram se vestir bem. Não é à toa que o país possui estilistas reconhecidos internacionalmente e Milão é considerada a capital internacional da moda. Mas nada é tão maravilhoso quanto a comida italiana. Massas, carnes, queijos (destaque para o Parmigiano-Reggiano) e embutidos (imperdível o presunto de Parma) disputam a preferência no paladar e variam em cada região do país, o que torna o banquete gastronômico ainda mais prazeroso.

O prazer de descobrir novos sabores e aromas a cada nova cidade é incomparável. Não deixe de provar os deliciosos antepastos oferecidos nos restaurantes e os sorvetes (tartufos) que são comercializados nas praças. O país também possui excelentes vinhos, com destaque para os tintos.

A maioria dos restaurantes abre às 20h e é preciso pagar para se sentar num café na calçada. Se você for a um café simplesmente para descansar na cadeira e não consumir nada, não se espante quando a conta chegar na hora de ir embora. Se quiser conhecer um restaurante mais badalado, reserve antecipadamente por telefone ou internet. Já no quesito compras, tenha em mente que diversas lojas costumam fazer o riposo (equivalente à siesta espanhola) às 13h, só reabrindo por volta das 15:30.

Arte e religião

Capela Sistina

A Itália é o berço do Renascimento e abriga uma coleção incrível de pinturas e esculturas em diversas cidades, além de uma arquitetura diversa e requintada. Michelangelo, Leonardo da Vinci, Botticelli, Caravaggio, Ticiano e Rafael podem ser admirados nas inúmeras galerias e museus do país. Antes de visitá-las, verifique os dias e horários de funcionamento.

Se você tem apenas alguns dias para viajar, vale a pena adquirir um city package para conhecer a capital, Roma. Além dos monumentos mais famosos da cidade, a sede da Igreja Católica Apostólica Romana fica no Vaticano, que é um Estado Independente em território italiano. O Vaticano é repleto de mistérios. O teto da Capela Sistina, pintado por Michelangelo, é uma das obras de arte mais belas do mundo e desperta lágrimas nos visitantes. Seu valor é estimado em 1,4 bilhão de dólares, mas a obra não tem preço real, pois não pode ser comercializada. O Vaticano também abriga a famosa biblioteca, com diversas salas abertas ao público, e possui o maior acerco de arte sacra do mundo.

Se estiver no Vaticano no domingo, vá à Praça São Pedro para acompanhar a benção do papa. A visita à Basílica de São Pedro, com o túmulo do apóstolo Pedro, considerado o primeiro Papa da Igreja Católica, é de encantar os olhos, com belíssimas pinturas, esculturas e adornos.

Pinceladas à italiana

Para os turistas com mais tempo, que tal um roteiro de duas semanas pela Itália? O circuito inicia-se no norte, visitando Milão, uma das capitais mundiais da moda. Na cidade, visite a imponente Catedral, conhecida como Duomo di Milano, um dos mais belos exemplos de arquitetura gótica. O Duomo tem cinco naves com uma altura que chega aos 45 metros. Imperdível também é a igreja Santa Maria delle Grazie, cujo refeitório abriga A Última Ceia, de Leonardo da Vinci.

Para compras, vale um passeio pela famosa Galleria Vittorio Emanuele II, com seu impressionante teto abobado de vidro. Se puder, conheça a região de Gênova, sobretudo o Cinque Terre, local que abriga cinco belíssimos vilarejos tipicamente italianos. A viagem pelo norte continua até os lagos alpinos italianos, quase na fronteira com a Suíça. Um verdadeiro presente para os olhos, os lagos Como e Maggiore impressionam pela beleza e por suas pitorescas ilhas, jardins e vilarejos, como Bellagio (Como) e as ilhas Borromi (Maggiore).

Visite também a lindíssima Verona, onde, segundo a lenda, Romeu e Julieta teriam vivido sua famosa história de amor e morte. Não deixe de viver um momento romântico na varanda de Julieta! A cidade também possui um dos anfiteatros romanos mais bem conservados do país, além de vários palácios e um centro histórico considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.

A próxima parada é Veneza, considerada por muitos a cidade mais bonita do mundo. O encantamento chega ao ápice com o charme dos canais que cruzam a cidade, a Praça São Marcos, a fachada do Palácio Ducal, a famosa Ponte dos Suspiros. Não deixe de visitar uma fábrica de vidro para comprar os famosos cristais de Murano. Para visitar a Catedral na Praça São Marco, não utilize short, saia ou camisetas regata, regra válida para visitas a qualquer local santo.

Seguindo em direção ao sul, encante-se com Assis e sua Basílica de São Francisco, onde o santo de mesmo nome realizou sua pregação. A Basílica foi destruída por um terremoto em 1997, mas já foi recuperada.
Para quem ama vinhos, boa gastronomia (vinho do Chanti!) e paisagens campestres – inesquecíveis campos de lavanda -, a Toscana é o ponto alto da viagem. Comece pela belíssima Florença, berço dos grandes artistas do Renascimento, visitando o Batistério, o Duomo, o Campanário, o Palácio Vecchio, a Basílica de Santa Cruz e diversos museus.

roma

A Galeria dos Uffizzi também é imperdível, apesar das filas imensas. Na região da Toscana, cidades como Siena, San Gimignano, Lucca e Arezzo são realmente deslumbrantes. Já perto de Roma, conhecer Pisa vale pela inevitável foto "segurando" a incrível Torre, cuja inclinação chega a 5 graus. Para os mais religiosos, Pádua também vale um passeio por causa da Basílica de Santo Antônio, um dos santos mais populares no Brasil. Mas é em Roma que o viajante realmente se sentirá imerso na cultura e no cotidiano italiano. Perto da capital, passando pela confusa, mas encantadora, Nápoles, visite Pompeia, As ruínas desta cidade destruída pela fúria do vulcão Vesúvio, um dos dois vulcões ativos no país (o outro é o Etna, localizado na Sicília), são uma lição de história e arqueologia. Pertinho, em Capri, encante-se com a beleza natural da Gruta Azul.

Atrações imperdíveis em Roma

 Coliseu – onde os romanos assistiam a espetáculos sangrentos entre gladiadores. Atualmente, o Papa faz a Via Crucis neste local para relembrar os cristãos mortos pelos romanos na Antiguidade.
 Fórum Romano – centro político da Roma Antiga. Entre as ruínas, destacam-se as do Templo de Saturno, Templo de Rômulo, Basílica de Constantino e os mercados de Trajano.
 Fontana di Trevi – imortalizada pelo filme de Fellini. Não se esqueça de jogar uma moeda e fazer seu pedido.
 Pantheon - mais bem conservado templo da Roma Antiga.
 Piazza di Spagna - a praça mais famosa da cidade é ponto de encontro de turistas.
 Piazza Navona – belíssima praça barroca, com diversos arcos e a Fontana di Fiumi.
 Igreja San Pietro in Vincoli – onde está a estátua de Moisés, esculpida por Michelangelo.

Como chegar, como passear

Há voos diretos para o país pela Alitalia e pela TAM. Outras companhias aéreas oferecem o trajeto para diversas cidades italianas com escala em alguma capital europeia. As passagens avulsas custam a partir de US$1.000. Para reservar os hotéis, sites como www.expedia.com e www.hotels.com oferecem bons descontos e promoções-relâmpago. Também vale a pena consultar o site do próprio hotel. A maioria oferece café da manhã continental. Normalmente, quem faz reserva antecipada ganha vantagens, como internet gratuita no quarto. Uma dica é reservar cidades-base (Milão, Veneza, Florença e Roma) e, a partir delas, desbravar o país.

Para se locomover, alugue um carro ou utilize o eficiente e barato sistema ferroviário de trem, capitaneado pela Trenitalia. Os trens são rápidos e proporcionam vistas espetaculares do país. Grande parte das operadoras de turismo oferece pacotes para Roma, tanto city packages para Roma ou Milão quanto roteiros mais extensos pela Itália, normalmente com oito noites. Quem optar por roteiros mais extensões pela Europa, normalmente o passeio pela Itália dura em torno de 7 dias. Quem tem passaporte europeu, pode circular sem restrições em qualquer país da União Europeia.

coliseo

  Artigos Relacionados

Encantem-se com as mil e uma noites do Marrocos Encantem-se com as mil e uma noites do Marrocos
Imagine deserto, cachoeiras, montanhas de picos nevados, praias, estações de esqui, palácios e mercados de joias e especiarias, tudo num só lugar. Ass...
Bélgica - Smurfs, Tintim e chocolates com charme europeu Bélgica - Smurfs, Tintim e chocolates com charme europeu
Uma pausa para reviver a infância. Você se lembra de Tintim, o famoso repórter adolescente dos quadrinhos (e animação para TV) que desbravava o mundo ...
As maravilhas fascinantes do Leste Europeu As maravilhas fascinantes do Leste Europeu
Após décadas sob o domínio comunista, o Leste Europeu ressurgiu nos anos 90 como um dos destinos mais belos da Europa. As três principais cidades que ...
Turquia: Esplendor em todos os sentidos Turquia: Esplendor em todos os sentidos
Imagine um lugar saído dos livros de fantasia, com paisagens que parecem de outro mundo, habitantes que falam uma língua incompreensível e hábitos cul...
Israel – Uma terra mais do que santa Israel – Uma terra mais do que santa
Terra Santa. Centro de diferentes religiões. Lugar de conflitos. E de paz. Israel não se explica há milhares de anos. Para os cristãos, é o lugar onde...

Outros Assuntos

Sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima falam sobre o ocorrido em SP Sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima falam sobre o ocorrido em SP Acontece no dia 27 de fevereiro, no Teatro João Caetano, em ...
Saiba +
Coldplay divulga clipe de “Cry Cry Cry”. Assista Coldplay divulga clipe de “Cry Cry Cry”. Assista A banda Coldplay divulgou o videoclipe da canção "Cry Cry Cr...
Saiba +
Japan House São Paulo recebe a obra”Construção” de Tadashi Kawamata Japan House São Paulo recebe a obra”Construção” de Tadashi Kawamata A Japan House São Paulo apresenta, entre os dias 4 de fevere...
Saiba +
Shen Yun resgata cultura chinesa em São Paulo Shen Yun resgata cultura chinesa em São Paulo O grupo de dança Shen Yun desembarca no Unimed Hall, em São ...
Saiba +
Hilton São Paulo Morumbi prepara drinks especiais para o Valentin’s Day Hilton São Paulo Morumbi prepara drinks especiais para o Valentin’s Day Considerado o dia mais romântico do mundo, o Valentine's Day...
Saiba +