Portal Pepper

Notícias

 

Encantem-se com as mil e uma noites do Marrocos

Todos os passeios são bem planejados
Foto: Lilian Crepaldi |  Data: 10 de Abril 2015
Encantem-se com as mil e uma noites do Marrocos

Por Lilian Crepaldi 

Imagine deserto, cachoeiras, montanhas de picos nevados, praias, estações de esqui, palácios e mercados de joias e especiarias, tudo num só lugar. Assim é o Marrocos, incrível reino no Mar Mediterrâneo que encanta a cada olhar, aroma e sabor.

Apesar de ter metade do território ocupado pelo Saara, o Marrocos é um exemplo riquíssimo de paisagens e diversidade cultural. Não foi à toa que Jade e Lucas, o par romântico da amada novela global O Clone, iniciaram seu amor nesse oásis do norte africano. A religião oficial do país é a muçulmana, embora católicos e judeus estejam presentes em pequenas quantidades nos grandes centros.

O clima varia de acordo com as regiões, mas, para o turista que conhece as principais cidades, o Marrocos tem temperaturas amenas em qualquer estação do ano. No inverno, previna-se com casacos para as noites frias. No verão, evite usar blusas sem mangas, decotes ou bermudas: é preciso entender que costumes diferentes demandam posturas diferentes. Nas praias, é comum ver mulheres mergulharem de roupa e véu.

Não há voos diretos para o Marrocos. É preciso fazer escala em alguma cidade europeia. É mais vantajoso para o viajante escolher entre as diversas operadoras brasileiras que oferecem pacotes completos (aéreo, hospedagem e passeios) com meia pensão (café da manhã e jantar). Alguns pacotes para a Espanha oferecem extensão para o Marrocos, que fica ligado à Europa pelo Estreito de Gibraltar. Assim que chegar ao aeroporto, previna-se trocando alguns dólares pelo dirham (DH), a moeda marroquina, pois a maioria dos locais trabalha com a moela oficial do país, apesar de os principais pontos turísticos aceitarem também euros e dólares.

Casablanca

A maioria dos pacotes para o Marrocos oferece tours rodoviários que percorrem as principais cidades imperiais. A primeira grande surpresa do turista é a organização, a pontualidade e a cordialidade do povo marroquino. Todos os passeios são bem planejados e o cuidado com os viajantes é admirável. Outra surpresa são os guias. Além de conhecer a fundo a história do país, eles falam com prazer dos costumes, dos problemas políticos e econômicos, da religião. É um mergulho a fundo no cotidiano marroquino, sem mencionar os vários idiomas dominados pelos guias.

Durante a viagem, outro aspecto é notável na cultura marroquina: o primor da educação nas grandes cidades. As crianças e jovens passam todo o dia na escola, sendo a maior parte dos estudos dedicada ao Corão, o livro sagrado dos muçulmanos, e à história do povo árabe. Além do idioma árabe, os jovens aprendem a língua local do povoado onde vivem e o francês, já que o país foi antiga colônia do país europeu. Se a cidade estiver no norte, os estudantes também aprendem o espanhol, pela proximidade com a Espanha e a infinidade de turistas espanhóis que visitam o Marrocos. Para completar, muitos também falam inglês.

O tour por este país surpreendente percorre as chamadas quatro cidades imperiais: Fez, Marrakech, Rabat e Meknés, além de Casablanca, cidade portuária do país. Todas as cidades imperiais apresentam semelhanças arquitetônicas, com uma medina (centro comercial e residencial), uma mesquita central, o palácio real, o mellah (bairro judeu) e os souks (mercados árabes).

Tour pelas cidades imperiais

Pela facilidade de conexão com as capitais europeias, a viagem se inicia em Casablanca, belíssima cidade consagrada pelo clássico filme de Hollywood, onde Humphrey Bogart e Ingrid Bergman imortalizaram um dos casais mais apaixonantes do cinema. Apesar de nenhuma cena ter sido rodada na cidade, o passeio vale pela beleza deste local banhado pelo mar, que possui uma das mesquitas mais visitadas pelos muçulmanos, a Hassam II.

A enorme construção pode acomodar um incrível número de fiéis: 25 mil na sala de orações e mais de 80 mil na esplanada. O nome da cidade tem uma história curiosa: a primeira casa construída após um terremoto ocorrido em 1755 era branca, para facilitar a visão dos viajantes. E, até hoje, as casas da cidade são brancas.

Na continuação da viagem, o turista chega a Rabat, a capital política do Marrocos. Localizada a pouco mais de 100 km de Casablanca, Rabat abriga a Torre Hassan e as Muralhas de Mechouar, que circundam o Palácio Real. O visitante também irá conhecer Moulay Idriss, cidade religiosa para os islâmicos. No local, morou Moulay Idriss el Akbar, o primeiro mensageiro da fé muçulmana no interior do país. Fundador da primeira dinastia árabe marroquina, Moulay é sagrado para os islâmicos.

couro fez

Dando continuidade ao passeio, o turista se surpreenderá com as ruínas romanas de Volubilis. Os antigos prostíbulos romanos e os famosos banhos permeiam dezenas de histórias curiosas sobre o local.

A próxima parada é Meknes, apelidada de "Versalhes marroquina" por causa de seu belíssimo palácio e jardins. A cidade é cercada por muralhas, chamadas kasbahs, assim como as outras cidades imperiais: pela proximidade com a Europa, os governantes do país se protegeram ao longo dos séculos para evitar invasões, construindo muros que saltam aos olhos.

Nove belíssimas portas guardam a cidade antiga de Meknes, sendo a mais bela a Bab El Mansour, concluída em 1732 pelo sultão Moulay Ismail. Diz à lenda que o sultão mandou destruir os palácios de Fez e de Marrakech para que Meknés fosse a cidade mais bonita. Vale dizer que o sultão tinha 500 esposas! Atualmente, alguns países muçulmanos permitem que os homens tenham mais de uma mulher, desde que proporcionem condições iguais a todas.

Uma das grandes sensações do Marrocos é Fez, cidade que ficou famosa no Brasil por causa da novela O Clone. Você irá se sentir verdadeiramente no Oriente ao percorrer as labirínticas ruas da Medina de Fez, considerada a capital cultural do reino. Burros carregados de mercadorias se misturam aos milhares de turistas que congestionam as estreitas ruas da Medina, que cheira à tinta e peles de animais. Lembra-se das tinas do Tio Ali? Os curtumes mais antigos do mundo ficam na Medina de Fez. Fundado no século 11, o método é o mesmo desde então e faz a alegria dos turistas que param para admirar (e, inevitavelmente, cheirar!) as tinas coloridas. Fez é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco e o bairro dos Curtidores é uma experiência única para os sentidos.

marrakesh

Para conhecer o dia-a-dia dos marroquinos, observe atentamente os encantos deste lugar, mas não se arrisque na Medina sem a companhia de um guia: o local é enorme e não há indicações de saídas. Ainda em Fez, o visitante também irá conhecer a Universidade Islâmica, chamada "A Medersa", a Mesquita Karaouine e a Fonte de Nejjarine. Um dos momentos mais incríveis da viagem será a visita aos souks, típicos mercados árabes repletos de especiarias, doces, tapetes e joias.

Depois de Fez, você irá percorrer uma típica cidade berbere: é uma experiência inesquecível ver como os povos mais antigos realizam suas trocas comerciais e mantêm costumes de centenas de séculos.

A 500 km de distância de Fez, deslumbre-se com a eterna Marrakech. Após as visitas aos Túmulos de Saadian, à Koutoubia e aos Jardins de Menara, o visitante irá passear nos mercados e viverá uma das experiências mais intensas de sua vida ao conhecer a incrível Praça Djema El Fna. Além dos famosos encantadores de serpentes, a praça possui inúmeras barracas de sucos, mágicos, dançarinas do ventre, malabaristas, mulçumanos lendo o Alcorão e até vendedores de poções milagrosas (há até para curar impotência!). Para uma experiência ainda mais intensa, admire a praça no pôr-do-sol.

Mesmo que estiver no hotel escolhido pelo pacote, não deixe de conhecer os lindíssimos e luxuosos hotéis de Marrakech, adornados com mosaicos árabes, fontes, lojas de grifes e recepções majestosas. Um dos mais incríveis é o Es Saadi Palace and Villas, com oito hectares de puro glamour.

Artesanato e culinária

Nas principais cidades, sobretudo Fez, não deixe de comprar um exemplar do belíssimo artesanato marroquino: tapetes, peças em couro, cerâmicas azuis, joias. Peças para todos os gostos e bolsos. Em qualquer lugar, sobretudo nos souks, invista na pechincha, um costume nacional.

Outro local fascinante é Tanger, cidade litorânea repleta de turistas europeus, ideal para quem gosta de praias. Durante a viagem, não perca um jantar folclórico para conhecer as tradições marroquinas. Não se esqueça de provar a deliciosa culinária deste país, sobretudo o famoso cuscuz marroquino. Peça ao guia sugestões de bons restaurantes: existem locais que, antes da refeição principal, são servidos mais de 12 tipos de aperitivos, todos deliciosos! Deguste também as sobremesas à base de mel e amêndoas e o tradicional chá de menta.

E que a sua viagem ao Marrocos seja repleta de delícias, belezas, cultura e muito ouro, inshalá!

Rabat 2

  Artigos Relacionados

Bélgica - Smurfs, Tintim e chocolates com charme europeu Bélgica - Smurfs, Tintim e chocolates com charme europeu
Uma pausa para reviver a infância. Você se lembra de Tintim, o famoso repórter adolescente dos quadrinhos (e animação para TV) que desbravava o mundo ...
Gramado é a cidade favorita dos turistas Gramado é a cidade favorita dos turistas
De acordo com o TripAdvisor, site de viagens onde os usuários do mundo inteiro podem compartilhar avaliações e experiências sobre os destinos que conh...
Turquia: Esplendor em todos os sentidos Turquia: Esplendor em todos os sentidos
Imagine um lugar saído dos livros de fantasia, com paisagens que parecem de outro mundo, habitantes que falam uma língua incompreensível e hábitos cul...
Israel – Uma terra mais do que santa Israel – Uma terra mais do que santa
Terra Santa. Centro de diferentes religiões. Lugar de conflitos. E de paz. Israel não se explica há milhares de anos. Para os cristãos, é o lugar onde...
As maravilhas fascinantes do Leste Europeu As maravilhas fascinantes do Leste Europeu
Após décadas sob o domínio comunista, o Leste Europeu ressurgiu nos anos 90 como um dos destinos mais belos da Europa. As três principais cidades que ...

Outros Assuntos

Abacaxepa lança clipe de “Picadinho” que íntegra o álbum “Caroço” Abacaxepa lança clipe de “Picadinho” que íntegra o álbum “Caroço” A banda Abacaxepa acaba de lançar o videoclipe da canção "Pi...
Saiba +
Renata Brás estreia websérie em meio à quarentena Renata Brás estreia websérie em meio à quarentena Atualmente no ar com a reprise do humorístico "A Praça é Nos...
Saiba +
“O empreendedorismo de verdade se encontra na periferia”, comenta Facundo Guerra “O empreendedorismo de verdade se encontra na periferia”, comenta Facundo Guerra Conhecido na noite paulistana, Facundo Guerra é responsável ...
Saiba +
"Na favela não se espera oportunidades, nós a criamos", diz Rick Chesther Foi-se o tempo em que as favelas e suas histórias eram relat...
Saiba +
Theatro Municipal SP apresenta “A Biblioteca de Babel” Theatro Municipal SP apresenta “A Biblioteca de Babel” O Theatro Municipal de São Paulo, ligado à Secretaria Munici...
Saiba +
Alba Flores estrela campanha vegana da PETA Alba Flores estrela campanha vegana da PETA Alba Flores, conhecida mundialmente por sua personagem Nairó...
Saiba +