Portal Pepper

Notícias

 

Bélgica - Smurfs, Tintim e chocolates com charme europeu

Não há voos diretos do Brasil para a Bélgica
Foto: Divulgação |  Data: 30 de Março 2015
Bélgica - Smurfs, Tintim e chocolates com charme europeu

Por Lilian Crepaldi 

Uma pausa para reviver a infância. Você se lembra de Tintim, o famoso repórter adolescente dos quadrinhos (e animação para TV) que desbravava o mundo em meio a perigos e descobertas? "As Aventuras de Tintim" já venderam mais de 200 milhões de exemplares e ainda conquistam fãs em todo o mundo.

Esse personagem tão amado é o maior símbolo de um pequeno país também reconhecido pela cerveja artesanal e por seus finíssimos chocolates: a Bélgica. Tintin foi criado por Georges Rémi, mais conhecido como Hergé. Para homenageá-lo, a Bélgica realizou uma série de comemorações em 2007, ano do centenário de seu nascimento, tamanha a importância do escritor e suas histórias para a cultura popular belga.

Os simpáticos Smurfs - aquelas adoráveis criaturinhas azuis que arrasaram no cinema e nos brindes das redes de fast food em 2011 - também são belgas. Há, inclusive, um Dia Internacional dos Smurfs (25 de junho), que reúne aproximadamente 5 mil pessoas vestidas de smurf. Mas a Bélgica também é a terra de pintores flamengos, como Rubens e Van Eyck, e emana cultura e história nas suas pequeninas cidades.

A Bélgica é do tamanho do Estado do Alagoas, com aproximadamente 30 mil km². O país é, na verdade, um reino, cujo sistema político é a monarquia parlamentarista. Os habitantes falam francês e flamenco, uma variação do holandês. Para o turista, é interessante ficar na capital Bruxelas ou na cidade de Bruges e, a partir de uma delas, conhecer outras regiões ou países próximos pelo eficiente sistema ferroviário ou de carro.

smurfs

Bruxelas e Bruges

Como em qualquer país europeu, primavera e outono são as épocas mais indicadas para a viagem, pois o clima é ameno e o fluxo de turistas, menor. Não se assuste com alguns costumes, como pagar pela utilização de banheiros públicos ou para se sentar em alguns cafés, mesmo que seja somente para descansar os pés.

O país possui diversos museus e igrejas históricas, sobretudo nos estilos romano e gótico, com destaque para a Igreja Saint Bavos, em Gent, que abriga a famosa tela "Adoração ao Cordeiro Sagrado", de Van Eyck. Outro passeio famoso é a visita ao Campo de Batalha de Waterloo, onde Napoleão foi derrotado. Mas vá preparado para encontrar um monte de terra e uma estátua homenageando a batalha. E só!

Na capital Bruxelas, a Grand Place é o coração da cidade, com diversos prédios públicos, museus, restaurantes, bares e lojas. Não deixe de fazer uma visita à noite para conferir a incrível iluminação desta praça que é considerada uma das mais belas da Europa. Como Bruxelas é bem pequena, é possível conhecer as principais atrações a pé. Se o cansaço bater, utilize metrô ou ônibus, que funcionam muito bem. Quem adquirir um Tourist Passapor (pode ser comprado na Grand Place) tem descontos em museus e pode utilizar qualquer tipo de transporte público na cidade.

Outra cidade imperdível é Bruges, que data do século 9, também conhecida como a Veneza do Norte por causa de seus charmosos canais. Bruges foi um importante centro comercial da Europa medieval, mas perdeu seu prestígio para Antuérpia, atualmente o segundo maior porto europeu. Assim como Bruxelas, as principais atrações da cidade estão a passos de distância. No quesito compras, a Bélgica é mundialmente famosa por seus chocolates.

Os chocolateiros belgas se gabam ao afirmar que os chocolates recheados com licores e cremes foram inventados no país. Não deixe de levar uma bela caixa destas delícias para casa (as marcas Godiva e Neuhauss são as mais famosas). Para os fãs de Tintim ou Smurfs, dezenas de lojas vendem quadrinhos e souvenires dos personagens.

tapete floral

Comes e bebes

Para quem aprecia peixes e frutos do mar, a Bélgica é um prato cheio. A especialidade nacional é a Moules et frites (mexilhões com batatas fritas) . Aliás, foram os belgas que inventaram a batata frita. Experimente as batatas Bintje, que são fritas duas vezes e servidas em um cone de papel com maionese.

Sem falar na infinita variedade de waffles (lá, são chamados de gaufres), aquele doce cuja massa é praticamente impossível de acertar em casa. Prove também os speculoos, um tipo de biscoito aromatizado com especiarias. Para o deleite final, coma muito chocolate. A Bélgica produz 172 mil toneladas da delícia por ano nas duas mil chocolaterias do país. Os chocolate lovers podem fazer um passeio guiado por fábricas artesanais, com direito à degustação, é claro.

Os adoradores de cerveja também irão se fartar este país que possui mais de 200 cervejarias artesanais com 450 variedades. É fanático pela bebida? Então realize um Beer Walk, passeio especializado em visita a fábricas e, obviamente, degustação de cervejas.

Cansou de comer e beber e quer apenas passear? Faça uma extensão para outras cidades da Europa: Paris fica à uma hora e 50 minutos de trem e Londres, há duas horas e 40 minutos. Além de Bruxelas e Bruges, outras cidades belgas que merecem uma visita são Ghent, com seu incrível castelo medieval dos condes de Flandres, e Antuérpia, famosa por seu porto e pela lapidação de diamantes. Já a região da Valônia, sul do país, abriga paisagens de contos de fada, com lindos castelos e jardins: vale conhecer Namur, Liège e Mons, todas com incríveis riquezas naturais e arquitetônicas.

Imperdível em Bruxelas

 Conhecer a Grand Place
 Experimentar uma cerveja artesanal (às vezes, um pouco forte para o paladar brasileiro)
 Palácio Real, aberto a visitas públicas
 Cathedrale Saint-Michel - em estilo gótico e romano, a construção foi iniciada em 1220. Preste atenção nos belos vitrais do século 16 e nas criptas
 Museu dos Quadrinhos - com destaque para Tintim, é claro!
 Atomium – centro de alta tecnologia com destaque para o equipamento que amplia um átomo em 165 bilhões de vezes
 Manneken Pis, a famosa estátua de um menino urinando
 Hôtel de Ville – abriga a Câmara Municipal e tem uma estátua de são Michel esmagando o diabo
 Coudenberg - ruínas de um palácio medieval
 Maison D'Erasme - casa do famoso pintor flamenco
 Mini Europe - 200 miniaturas de atrações dos países da União Europeia
 Musée D'art Ancien - com obras de Rubens, Bosch, Memling, Dyck, entre outros
 Musée d'art Moderne – destaque para a arquitetura do edifício
 Palais Royal – uma das residências da família real

Imperdível em Bruges

 Passear de barco pelos canais
 Visitar a praça principal - Grote Markt
 Admirar os antigos portais e moinhos
 Andar nas ruelas desta cidade medieval
 Subir os 366 degraus da torre Belfort para admirar a vista
 Conhecer a Catedral de Nossa Senhora, que possui uma estátua da Madonna de Michelangelo, de 1504

bruges

Como chegar, como passear

Não há voos diretos do Brasil para a Bélgica: é preciso fazer escala em alguma capital europeia. O mais comum é fazer o trajeto da Swissair para Zurique e tomar uma conexão para Bruxelas. A maioria das operadoras de turismo oferece pacote para Bélgica com outro país próximo, geralmente Holanda, ou roteiros mais extensos pela Europa. Quem tem passaporte europeu pode circular sem restrições em qualquer país da União Europeia.

Se preferir fazer o passeio sem pacote, reserve os hotéis em sites especializados, como www.hotels.comou www.booking.com. Também vale a pena consultar o site do próprio hotel. Os hotéis belgas possuem preços acessíveis, inclusive para 5 estrelas, se comparados a Paris ou Londres. Em Bruxelas, é possível se hospedar num hotel de primeira categoria por €130 a diária. Em Bruges, por causa do fácil acesso ao Eurostar, os preços sobem um pouco. A maioria das acomodações oferece café da manhã continental.

Outras informações

 http://www.visitbelgium.com – Site do Escritório de Turismo da Bélgica
 http://www.visitflanders.com – Site da região norte do país
 http://www.tintin.be – Site oficial sobre o personagem Tintim

  Artigos Relacionados

Turquia: Esplendor em todos os sentidos Turquia: Esplendor em todos os sentidos
Imagine um lugar saído dos livros de fantasia, com paisagens que parecem de outro mundo, habitantes que falam uma língua incompreensível e hábitos cul...
Israel – Uma terra mais do que santa Israel – Uma terra mais do que santa
Terra Santa. Centro de diferentes religiões. Lugar de conflitos. E de paz. Israel não se explica há milhares de anos. Para os cristãos, é o lugar onde...
México -Delícias de uma cultura pulsante México -Delícias de uma cultura pulsante
Chocolate é uma delícia unânime que desperta prazeres inigualáveis no paladar dos mais apaixonados. O doce, tão apreciado ao redor do mundo, tem uma o...
Pernambuco – Aproveite o fim do verão Pernambuco – Aproveite o fim do verão
Dia ou noite, praia ou balada, tapioca ou cozinha contemporânea. Pernambuco é definitivamente o destino perfeito para esse fim de verão, qualquer que ...
As maravilhas fascinantes do Leste Europeu As maravilhas fascinantes do Leste Europeu
Após décadas sob o domínio comunista, o Leste Europeu ressurgiu nos anos 90 como um dos destinos mais belos da Europa. As três principais cidades que ...

Outros Assuntos

Abacaxepa lança clipe de “Picadinho” que íntegra o álbum “Caroço” Abacaxepa lança clipe de “Picadinho” que íntegra o álbum “Caroço” A banda Abacaxepa acaba de lançar o videoclipe da canção "Pi...
Saiba +
Renata Brás estreia websérie em meio à quarentena Renata Brás estreia websérie em meio à quarentena Atualmente no ar com a reprise do humorístico "A Praça é Nos...
Saiba +
“O empreendedorismo de verdade se encontra na periferia”, comenta Facundo Guerra “O empreendedorismo de verdade se encontra na periferia”, comenta Facundo Guerra Conhecido na noite paulistana, Facundo Guerra é responsável ...
Saiba +
"Na favela não se espera oportunidades, nós a criamos", diz Rick Chesther Foi-se o tempo em que as favelas e suas histórias eram relat...
Saiba +
Theatro Municipal SP apresenta “A Biblioteca de Babel” Theatro Municipal SP apresenta “A Biblioteca de Babel” O Theatro Municipal de São Paulo, ligado à Secretaria Munici...
Saiba +
Alba Flores estrela campanha vegana da PETA Alba Flores estrela campanha vegana da PETA Alba Flores, conhecida mundialmente por sua personagem Nairó...
Saiba +