Portal Pepper

Notícias

 

Turquia: Esplendor em todos os sentidos

No verão, é possível aproveitar um banho de mar em Kusadasi
Foto: Divulgação |  Data: 20 de Março 2015
Turquia: Esplendor em todos os sentidos

Por Lilian Crepaldi

Imagine um lugar saído dos livros de fantasia, com paisagens que parecem de outro mundo, habitantes que falam uma língua incompreensível e hábitos culturais milenares. E História, muita História.

A Turquia é um dos poucos lugares que presenciou a ascensão e queda dos impérios mais poderosos da humanidade. Este país fascinante transborda diferentes culturas a todo o momento. Para o turista que aposta neste destino, a certeza de que a viagem será uma das experiências mais incríveis de sua vida.

A República da Turquia é uma surpresa em cada paisagem exótica, no sabor de suas comidas típicas, na expressão alegre de seus habitantes. Com grande parte de seu território localizado na Ásia (região conhecida como Anatólia), o país também tem uma pequena porção na Europa (Trácia). Banhada por diversos mares, a Turquia é também um paraíso para quem adora belíssimas vistas e um refrescante banho de mar.

A partir de São Paulo, há voos diretos para Istambul pela Turkish Airlines. Há também opções de outras companhias aéreas com escala em alguma cidade europeia. Somente as passagens custam a partir deUS$ 1,700. Vale a pena comprar o pacote completo com uma operadora de turismo, pois a maioria inclui, além da hospedagem, meia pensão ou pensão completa. Os almoços e jantares são caprichados e incluem sobremesas.

Civilizações

O atual território da Turquia foi berço de diversas civilizações. Lembra-se dos famosos rios Tigre eEufrates, onde se localizava a Mesopotâmia? Hoje é a Turquia. E Tróia? Também. O Império Bizantino, com capital em Bizâncio? Localiza-se na atual Istambul, a principal cidade do país.

A maioria dos costumes turcos é herança do Império Otomano, que teve duração de quase 700 anos e foi extinto em 1923, quando o país de tornou uma República. Istambul tem mais de 7 mil anos de história. Esta cidade ímpar abriga palácios suntuosos, igrejas monumentais, mesquitas imponentes. E o mercado mais antigo do mundo, o Grande Bazar, um fascinante labirinto com 4 mil lojas que vendem de tudo.

As melhores épocas para conhecer o país são primavera e outono. No verão, é possível aproveitar um banho de mar em Kusadasi e as termas de Pamukkale. No inverno, o risco de tempestades de neve pode atrapalhar a programação. Para os brasileiros, compensa fechar um pacote completo que inclua todas as refeições. As comidas locais são deliciosas e, nos hotéis, as mesas de sobremesa são um manjar dos deuses.

turquia

Partindo de Istambul

A jornada por este país encantador começa em Istambul. A primeira surpresa do turista é a Mesquita do Sultão Solimon, o Magnífico. É aconselhável a utilização de trajes discretos, já que o local é sagrado para os muçulmanos, que representam 98% da população.

Para as mulheres, é bom evitar decotes e blusas sem mangas para não ferir os costumes locais. A constituição do país proíbe a discriminação com base na religião e prescreve a liberdade religiosa. Por isso, não se espante ao encontrar mulheres com véu lado a lado de jovens com minissaias no centro de Istambul.

O tour pela cidade continua pelo Bazar Egípcio, um antigo mercado de especiarias que encanta os mais diversos paladares. A visita continua no Grande Bazar, uma festa do consumo para os turistas. Não esqueça que a pechincha faz parte dos costumes locais. Insistindo com os vendedores, é possível conseguir ótimos descontos.

Em seguida, uma visita ao Palácio Topkapi, residência dos sultões otomanos por mais de 400 anos. Além dos belíssimos jardins, o local possui diversas mansões, pátios, mesquitas e uma incrível coleção de porcelanas chinesas.

A visita à cidade, que dura dois ou três dias, continua na Praça de Sultanahmet, que abriga o Hipódromo Romano. Construído no século 3, o local abrigava as corridas de bigas e tinha capacidade para cerca de 100 mil pessoas. O passeio segue pela Mesquita do Sultão Ahrmet, conhecida como Mesquita Azul, por possuir 36 mil azulejos dessa cor que revestem seu interior. Em frente, está a Basílica de Santa Sofia (ou Hagia Sophia), erguida no século 6 pelo Império Bizantino. Em Istambul, não perca o passeio de barco pelo estreito de Bósforo, que liga a Europa à Ásia.

A viagem segue com destino a Ankara, a capital do país depois da Guerra da Independência. Na cidade, a principal visita é ao Mausoléu erguido em honra a Atatürk, fundador da República. Outra atração é o Museu das Civilizações da Anatólia, que possui artefatos das diversas civilizações que passaram por essa região. O tour segue para a incrível (e estranha!) Capadócia, fascinante para um passeio de balão.

Capadócia e Pamukkale: universo paralelo

A Capadócia é uma das regiões mais espetaculares do mundo. O local se originou a partir de erupções vulcânicas: a lava e as cinzas se misturaram à chuva e ao vento e resultaram em paisagens lunares, que parecem de outro mundo. Essas formações parecem cogumelos e são conhecidas como "chaminés-de-fada". A vista é tão impressionante e estranha que serviu de cenários para um dos filmes da série Guerra nas Estrelas.

Os primeiros cristãos, fugindo das perseguições romanas, se refugiaram nestas estranhas formações da natureza e construíram igrejas, mosteiros e incríveis cidades subterrâneas. As cavernas subterrâneas que abrigavam comunidades inteiras são bem organizadas, com cozinhas, estábulos, quartos, igrejas.

A Capadócia é a terra de São Jorge, um dos santos mais populares no Brasil. Na região, o visitante conhecerá o Museu a Céu Aberto de Göreme, que possui igrejas rupestres decoradas de afrescos e pinturas, e uma autêntica cidade subterrânea.

As surpresas da viagem continuam em Konya, centro religioso e cultural do século 13, com visita ao Caravanserail, hospedaria para os comerciantes da época. O passeio continua no Museu de Mevlana, antigo convento dos Derviches Dançantes. No local, fundado pelo famoso místico islâmico Mevlana, o turista presenciará uma típica dança religiosa.

A viagem segue para Hierápolis, cidade antiga famosa pelos banhos termais. Diz a lenda que os doentes, acreditando no poder milagroso das águas, ficavam horas nos banhos e acabavam morrendo, o que deu origem à Necrópole local. Em Pamukkale, aproveite os famosos Castelos do Algodão, com piscinas termais de origem calcária que parecem cobertas de neve.

istambul

História e natureza

O passeio continua em Éfeso, com visita às ruínas da antiga cidade romana. O sítio arqueológico é um dos maiores do mundo e está muito bem conservado, com destaque para as ruínas do Odeon, o Templo de Adriano, a Ágora, o Teatro, a Via Sacra, a Casa do Amor, a Casa de Banho Público e a Biblioteca de Celso.

No século primeiro, Éfeso era a quarta maior cidade do Império Romano, centro do comércio marítimo da região. Também foi a cidade onde São Paulo pregou, São João escreveu o Evangelho e onde foi construída a primeira das 7 Igrejas do Apocalipse. O turista também conhecerá a casa onde, segundo alguns historiadores, a Virgem Maria teria vivido os últimos anos de sua vida. Pela tarde, descanso na belíssima Kusadasi, cujos resorts estão incrustados no Mar Egeu. No hotel, basta pegar um elevador para chegar ao mar e dar um belo mergulho.

No dia seguinte, visita a Pérgamo, cidade antiga com museus, ágoras, palácios, ginásio, biblioteca e teatro panorâmico. Depois, um passeio pela mitológica Troia, inspiração para os poemas de Homero.

A visita panorâmica da Turquia regressa para Istambul, com a travessia do estreito de Dardanelos. É o fim de uma emocionante jornada por este país que é pura História em meio às maravilhas na natureza.

ruínas turquia

Culinária

Comidas e bebidas locais que você não pode deixar de experimentar:
 dolma - legumes recheados com carne picada e arroz
 börek - salgados recheados com carne, queijo ou batata
 zeytinyagli - legumes cozidos com azeite
 kebap – vários versões de carne: İskenderkebap (carne no pão sírio com molho de tomate picante, iogurte e salada); köfte (almôndegas); šiš (carne grelhada); çöp šiš (de cordeiro)
 baclavas - camadas de massa fina com pistache ou nozes moídas, regados a mel ou calda de açúcar
 lokum - balas de goma açucaradas
 raki - bebida alcóolica derivada da uva e com sabor de anis. É considerada a bebida nacional da Turquia
 kahve- café turco forte e encorpado
 elma çay – chá de maçã

Compras

 tapetes – diferentes de região para região, todos têm o sistema de nó duplo, que dá rigidez à peça
 joias – além do ouro, peças com jade, lápis-lazúli, coral, malaquite, granada, turmalina
couro, pele, seda e cerâmica
 narguilês

  Artigos Relacionados

Israel – Uma terra mais do que santa Israel – Uma terra mais do que santa
Terra Santa. Centro de diferentes religiões. Lugar de conflitos. E de paz. Israel não se explica há milhares de anos. Para os cristãos, é o lugar onde...
Pernambuco – Aproveite o fim do verão Pernambuco – Aproveite o fim do verão
Dia ou noite, praia ou balada, tapioca ou cozinha contemporânea. Pernambuco é definitivamente o destino perfeito para esse fim de verão, qualquer que ...
Monte Roraima gera preocupação ambiental Monte Roraima gera preocupação ambiental
Após a grande exposição na novela Império, da Rede Globo, o Monte Roraima, local antes pouco frequentado, vem atraindo muitos turistas e admiradores d...
México -Delícias de uma cultura pulsante México -Delícias de uma cultura pulsante
Chocolate é uma delícia unânime que desperta prazeres inigualáveis no paladar dos mais apaixonados. O doce, tão apreciado ao redor do mundo, tem uma o...
As maravilhas fascinantes do Leste Europeu As maravilhas fascinantes do Leste Europeu
Após décadas sob o domínio comunista, o Leste Europeu ressurgiu nos anos 90 como um dos destinos mais belos da Europa. As três principais cidades que ...

Outros Assuntos

Abacaxepa lança clipe de “Picadinho” que íntegra o álbum “Caroço” Abacaxepa lança clipe de “Picadinho” que íntegra o álbum “Caroço” A banda Abacaxepa acaba de lançar o videoclipe da canção "Pi...
Saiba +
Renata Brás estreia websérie em meio à quarentena Renata Brás estreia websérie em meio à quarentena Atualmente no ar com a reprise do humorístico "A Praça é Nos...
Saiba +
“O empreendedorismo de verdade se encontra na periferia”, comenta Facundo Guerra “O empreendedorismo de verdade se encontra na periferia”, comenta Facundo Guerra Conhecido na noite paulistana, Facundo Guerra é responsável ...
Saiba +
"Na favela não se espera oportunidades, nós a criamos", diz Rick Chesther Foi-se o tempo em que as favelas e suas histórias eram relat...
Saiba +
Theatro Municipal SP apresenta “A Biblioteca de Babel” Theatro Municipal SP apresenta “A Biblioteca de Babel” O Theatro Municipal de São Paulo, ligado à Secretaria Munici...
Saiba +
Alba Flores estrela campanha vegana da PETA Alba Flores estrela campanha vegana da PETA Alba Flores, conhecida mundialmente por sua personagem Nairó...
Saiba +