Portal Pepper

México -Delícias de uma cultura pulsante

É um país repleto de história, música, cultura e culinária
Foto: Reprodução |  Data: 25 de Fevereiro 2015
México -Delícias de uma cultura pulsante

Por Lilian Crepaldi

Chocolate é uma delícia unânime que desperta prazeres inigualáveis no paladar dos mais apaixonados. O doce, tão apreciado ao redor do mundo, tem uma origem latino-americana bem definida: o México, nosso destino turístico deste mês.

Os astecas, antigo habitantes de um grande império que habitava o atual México, preparavam uma bebida chamada xocoatl, com cacau torrado, especiarias e mel. Também faziam uma mistura de cacau e pasta de milho. Os colonizadores espanhóis tiveram a brilhante ideia de colocar açúcar na mistura e... está pronto o chocolate.

Mas o México é muito mais delicioso do que um doce. É um país repleto de história, música, cultura, culinária. A capital Cidade do México é o caldeirão mais pulsante deste país amado e copiado em todo o mundo. Há voos diretos para a Cidade do México com a AeroMexico e outras companhias aéreas. As passagens custam a partir de US$ 1,300. Os hotéis na capital são baratos se comparados à média internacional e aos resorts caribenhos. É possível se hospedar num hotel 5 estrelas pagando menos de US$ 170 por quarto.

A maioria das operadoras de turismo oferece pacotes que visitam a capital e seus arredores, mas existem opções mais completas para todo o país, inclusive Cancún, Acapulco, Cozumel, Los Cabos e outros paraísos.

acapulco

Capital

Inicie a visita à capital pela praça Zócalo, o coração da cidade, onde se encontram diversos pontos turísticos (ver Imperdível na Cidade do México). Com o nome oficial de Plaza de la Constituición, oZócalo abriga diversos símbolos da história mexicana: religioso, com a Catedral Metropolitana; político, com o Palácio Nacional e outros edifícios públicos; econômico, com diversas feiras, lojas, bares e restaurantes; histórico, com as ruínas da antiga cidade asteca de Tenochtitlán.

Dentre as ruínas astecas, destaque para o Templo Mayor, que ficava no centro de Tenochtitlán. O templo foi construído entre os séculos 14 e 15, no local onde, segundo a lenda asteca, os nobres viram uma águia comendo uma serpente em cima de um cacto. Esta imagem está representada na bandeira do México. Para mostrar o poderio dos colonizadores espanhóis, o conquistador Hernán Cortés soterrou o palácio do imperador asteca Montezuma e construiu seu palácio em cima das ruínas, que foram descobertas séculos depois. Para se locomover na Cidade do México, o metrô e os ônibus funcionam muito bem. Infelizmente, como em qualquer capital, é preciso tomar cuidado com furtos nas áreas turísticas.

Cancun

Se estiver apenas de passagem pela capital e tiver de escolher um único museu, visite o Museu Nacional de Antropologia, que abriga coleções bem conservadas de civilizações pré-colombianas. É considerado um dos melhores museus do mundo.

Ainda na capital faça um passeio de barco no Parque Xochimilco e admire a incrível profusão de cores e sabores deste local peculiar. Para fazer compras na Cidade do México, visite a Zona Rosa e Polanco. Um local interessante para adquirir souvenires é o mercado da Sonora, que comercializa brinquedos artesanais e as famosas piñatas, bonecos gigantes usados em festas de aniversário e outras comemorações.

Barcos coloridos em Xochimilco

Não deixe de visitar um dos mercados locais, como o mercado de la Merced, para provar as delícias da culinária mexicana, que incluem chilli e os famosos tacos. Cuidado com a pimenta, utilizada na maioria das refeições.

Se você é fã de competições esportivas, peça a seu guia uma indicação de um bom ginásio para assistir à luta livre com lutadores mascarados, o esporte favorito dos mexicanos.

Outro passeio imperdível é a Basílica de Guadalupe, santuário da padroeira do México, que abriga a imagem original da Virgem.

Para mergulhar a fundo na história, visite a zona arqueológica de Teotihuacán, a cidade dos deuses, localizada a 50 km da capital. Dentre as ruínas, o visitante conhecerá as pirâmides do Sol e da Lua, que impressionam pela belíssima arquitetura. Os teotihuacanos viveram centenas de anos antes dos astecas, mas deixaram um legado cultural a todos os povos subseqüentes.

Antes de sair do país, não deixe de beber, moderadamente, tequila e pulque, o vinho de cactus que dá origem à tequila. Como indicam os mexicanos no momento de provar a tequila, é preciso colocar sal numa mão e limão na outra para obter o efeito desejado. Na hora de beber, diga: "Arriba, abajo, al centro y adentro". Afinal, só se conhece bem o México mergulhando em todas as direções.

El Zocalo Plaza de la Constitucion

Imperdível na Cidade do México

 Bosque de Chapultepec – antes habitado pelos astecas, hoje é lugar de passeio para os mexicanos
 Castillo de Chapultepec – um antigo palácio asteca transformado em museu
 Catedral Metropolitana – na famosa praça Zócalo, a Catedral foi construída no século 16 e mistura os estilos barroco e neoclássico
 Iglesia de San Francisco - em 1524, foi o primeiro convento Mexicano
 Monumento a la Independência - construído para celebrar o centenário da Guerra da Independência
 Museo de Frida Kahlo – com diversas pinturas da polêmica artista
 Museo de Leon Trotsky – onde o revolucionário russo viveu e foi assassinado
 Museo Mural Diego Rivera - abriga o Mural Controverso, um dos mais famosos do pintor e muralista mexicano
 Museo Nacional de Antropologia – um dos melhores museus do mundo sobre civilizações pré-colombianas
 Palacio Nacional - atual sede do governo
 Plaza de Santo Domingo - abriga o Portal de los Evangelistas, o Palacio de la Escuela de Medicina Mexicana e a Igreja Santo Domingo
 Templo Mayor - ruínas astecas na praça Zócalo
 Torre Latinoamericana - prédio de 47 andares que abriga um aquário com tubarões e crocodilos

  Artigos Relacionados

As maravilhas fascinantes do Leste Europeu As maravilhas fascinantes do Leste Europeu
Após décadas sob o domínio comunista, o Leste Europeu ressurgiu nos anos 90 como um dos destinos mais belos da Europa. As três principais cidades que ...